Quem somos

Trilhas do Araçari

Localizado em Mury, no meio da Mata Atlântica, em Nova Friburgo, o Trilhas do Araçari é um espaço que oferece experiências incríveis, que vão além da oportunidade de experimentar a gastronomia vegetariana. São cerca de 180 mil metros quadrados de puro verde, bem próximo a uma área de preservação ambiental. Ideal para encontros familiares, grupos de amigos e até para comemorar datas especiais.

A proposta é fazer os visitantes se sentirem a vontade em um ambiente familiar onde a preservação do meio ambiente seja uma das prioridades. Um exemplo de como é possível ter momentos inesquecíveis unindo uma alimentação saudável a um modo de vida sustentável.Os pratos são preparados com ingredientes da horta orgânica que fica a disposição dos clientes. O restaurante ainda dá a oportunidade dos visitantes de participarem do “colha e pague”: uma atração que permite que o cliente leve para casa os produtos cultivados no local. Os visitantes podem participar de trilhas guiadas em meio a natureza, oficinas ou apenas descansar ao som dos pássaros e do vento que ressoa na copa das árvores ao redor do espaço.

Culinária

Os pratos feitos para quem visita o Trilhas do Araçari são elaborados pelo gestor do restaurante e dono da ideia, Flávio Stern. Parte dos ingredientes são colhidos na horta que fica a poucos metros da cozinha. A combinação de ingredientes vegetarianos dá o aroma e o sabor ao cardápio que pode variar a cada fim de semana. E para acompanhar, saladas das mais variadas feitas com produtos frescos, muitas vezes colhidos na hora; molhos, além de pastas de vários sabores para fazer a combinação que mais agrade o paladar de cada visitante. As sextas-feiras são reservadas para o Festival de Pizzas, que pode ser embalado com música ao vivo em volta da fogueira. Os sabores vão do cogumelo à tradicional Margeritta. O almoço do fim de semana fica por conta do cardápio especial, elaborado de acordo com o clima da estação..

O trilhas do Araçari conta ainda com uma carta especial de vinhos e uma lista de cervejas, além do chopp orgânico aromatizado, que é preparado em Lumiar, também na Serra Fluminense.

O espaço

O espaço é dividido em três ambientes. Quem visita pode escolher se prefere ficar na área externa e aproveitar o clima ameno do local ou na varanda aquecida pelo forno a lenha de onde saem as pizzas. O restaurante conta com o tradicional fogão a lenha, que serve como rechaud para alimentos quentes e um buffet de saladas e molhos. Há também o empório, onde o cliente pode ir às compras e levar para casa uma lembrança do local, entre outros produtos.

Outros espaços chamam a atenção como um redário a disposição dos clientes que querem relaxar antes ou após as refeições. A horta fica no meio do jardim e expõe os produtos orgânicos que são cultivados ali. Tudo isso, com um gramado no entorno, que dá liberdade para fazer roda de amigos, além de ser espaço de recreação para crianças. Nos eventos noturnos, os clientes são aquecidos e podem se divertir em volta da fogueira.

O restaurante conta ainda com um espaço que pode ser reservado para festas de aniversário, reuniões familiares, encontros religiosos e até para casamentos. O lugar tem capacidade para até 80 pessoas. Todos são servidos com as especialidades da cozinha do Trilhas.

Localização

O Trilhas do Araçari fica dentro de uma área de preservação ambiental, em Mury, há poucos quilômetros do Centro de Nova Friburgo. Antes mesmo de chegar, os clientes já podem aproveitar o verde e o clima agradável que a localização garante, com temperaturas amenas, mesmo no alto verão